SISAGUA

O SISAGUA constitui um sistema de informação que gerencia os dados de qualidade da água, tais como resultados de relatórios de análise de água para potabilidade, além dos dados de cadastros dos Sistemas de Abastecimento de Água.

Segundo a Portaria de Consolidação Nº 5 de 28 de setembro de 2017, toda água destinada ao consumo humano distribuída sob a responsabilidade do poder público ou Solução Alternativa Coletiva de Abastecimento de água e Solução Alternativa Individual de abastecimento de água estão sujeitas a vigilância da qualidade da água.

Compete às Secretarias de saúde dos Municípios exercer a vigilância da qualidade da água em conjuntos com os responsáveis técnicos pelo controle da água para consumo humano.

As análises Laboratoriais para controle e vigilância da água devem ser realizadas em Laboratórios acreditados segundo os requisitos especificados na NBR ISO/IEC 17025 e credenciados a Rede Brasileira de Laboratórios em Saúde – REBLAS habilitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária pois atendem a rigorosos critérios avaliados constantemente em auditorias periódicas e ensaios de proficiência que permitem fornecer dados analíticos de extrema confiança.

O SISAGUA tem como finalidade auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde a partir dos dados gerados rotineiramente pelos profissionais do setor saúde (vigilância) em tempo hábil para planejamento, tomada de decisão e execução de ações de saúde relacionados à água para consumo humano.

A HB Laboratórios e Soluções possui acreditação REBLAS e ISO/IEC 17025 (consulte nosso escopo de acreditação) para análise de água para consumo humano, água tratada, água Bruta, água salobra e água residual. Nossa equipe é formada por Engenheiros químicos, Biólogos, Gestores e Engenheiros Ambientais, responsável técnico da qualidade da água perante a Vigilância Sanitária, todos treinados e habilitados para realizar as atividades de Laboratório para atender os contratos diariamente.