Nos últimos anos a comunidade científica tem encontrado evidências que a qualidade do ar de ambientes climatizados pode ser pior do que do ar externo. Essa qualidade está diretamente ligada a poluentes emitidos por diversos fatores como ventilação inadequada, falta de manutenção nos equipamentos e a inexistência de análise do ar de ambientes climatizados.
A exposição prolongada em ambientes com ar poluído pode trazer diversos riscos à saúde, principalmente em crianças e pessoas com problemas respiratórios e cardiovasculares. A Resolução 09 de 16 de janeiro de 2003 da ANVISA aplica-se aos ambientes climatizados de uso público e coletivo já existentes e aqueles a serem instalados e complementa a PORTARIA Nº 3.523, DE 28 DE AGOSTO DE 1998 que estabelece os critérios para manutenção dos sistemas climatizados.
Para empresas que operam com capacidade de climatização acima de 60.000 BTUs é necessário a criação do Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC), mantendo um responsável técnico para realização deste controle que deverá solicitar a análise da qualidade do ar climatizado semestralmente.
A HB Laboratórios e Soluções vai a campo fazer a coleta de material para análise dela qualidade do ar.
➡️ Para quem não sabe, dentre os parâmetros, estão a velocidade, a temperatura e umidade e, por último, a quantidade de microrganismos.
Para isso são utilizados equipamentos específicos em cada etapa.
🎬 Saiba mais sobre esse processo com o nosso técnico João Guilherme.